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quinta-feira, 29 de abril de 2010

NOVAS LOGOMARCAS (Jornais)





Acima em primeiro plano, a nova logomarca do Jornal Gazeta Cidades, que deverá ser utilizada nas edições futuras do ano de 2011.
Abaixo vemos dois modelos de logotipos, se tudo der certo e dependendo de uma votação interna, uma dessas artes será a nova logomarca de um novo jornal que está sendo elaborado e projetado por uma equipe de profissionais altamente qualificados. Inclusive eu faço parte da parte editorial e diagramação desses dois futuro Jornais.

O Jornal ainda não existe oficialmente, a figura acima ilustra um primeiro protótipo da criação de sua logomarca, que poderá trazer mudanças.
Aguardem novidades neste blog.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Você, O mais eficiente Cartão de Visitas

O Marketing pessoal e o seu escritório formam um conjunto de ações e atitudes que o profissional adota para ser reconhecido e visto no mercado, é imprescindível para abrir novas portas e melhorar os resultados da empresa.

Muito provavelmente você, ou alguém de seu circulo, já passou por situações em que desenvolveu um trabalho exemplar, ou então conduz sua empresa de acordo com as melhores práticas e ética e, no entanto, quando olha para o mercado, sente que seu concorrente – mesmo que com menos qualidades – está se saindo melhor. Conjunturas e exceções a parte, a culpa pode ser sua: hoje em dia, a imagem de um empresário é quase sempre relacionada ao nome de sua empresa. Por isso, assim como as companhias realizam ações de marketing para potencializar as vendas de determinado produto, o marketing pessoal é imprescindível para abrir novas portas e também novas oportunidades.

José Roberto Perrysom, palestrante, publicitário, consultor e-comerce e professor de estratégias de comunicação e marketing, explica que marketing pessoal é um conjunto de ações e atitudes que o profissional adota para ser reconhecido e visto no mercado. “Porem, ao contrario do marketing de produto, o marketing pessoal exige a construção de uma marca de confiabilidade e o desenvolvimento de referências”, diz o especialista, autor de várias obras literárias sobre o assunto como os livros “Marketing Total”, “Receitas & Negócios”, entre outros.

Isto porque, quando o produto é tangível, não há qualquer problema em seu fabricante fazer auto-elogios. Mas quando o assunto é marketing pessoal, não é o profissional quem deve falar bem de si, mas o mercado. Perrysom explica que para isso é preciso que o empresário construa uma rede de relacionamentos que possa reconhecer suas habilidades e propagá-las.

Moderação

Mas atenção: embora uma boa capacidade de exposição ou extroversão ajude, é preciso não confundir marketing pessoal com auto-promoção. Como em qualquer estratégia de marketing, o profissional deve investigar o mercado onde atua, analisar as necessidades desse mercado e entende-las de forma a gerar satisfação e lucratividade.

“A comunicação, evidentemente, deve ser muito bem trabalhada, mas isso não se traduz em ser um orador profissional. Pessoas tímidas, por exemplo, podem muito bem em ganhar o seu espaço trabalhando justamente essa característica e fazer dela um ponto a mais na imagem de credibilidade que pretendem criar”, explica Perrysom.

Erros e Acertos

De acordo com o especialista, para ter um bom marketing pessoal é preciso gerar uma ´legião de devedores´, ou seja, distribuir gentilezas de modo a ter muitos beneficiados por essas atitudes e que se prontificarão a divulgar o nome da empresa. “A cada trabalho bem feito a marca do profissional também ira crescer, por isso é importante ele saber que cada contato, seja ele profissional ou não, é uma oportunidade de fixar uma imagem positiva na mente das pessoas”, diz o consultor.

Criatividade, reciclagem, observação e análise do mercado também são fatores importantes no marketing pessoal. Por isso, por mais que seu nome já seja reconhecido, é preciso estudar e acompanhar as tendências e mudanças para não ficar para trás, sobretudo em um mercado volátil como o atual.

Alguém com atitudes questionáveis ou que trate mal as pessoas certamente pode até ficar conhecido, mas dificilmente será indicado. Perrysom ressalta também que a auto-promoção deve ser evitada sempre que possível. “Não é o que falamos de nós mesmos que conta, mas o que as pessoas pensam de nós”, lembra o especialista. Para isso, é preciso estar presente onde às pessoas estão, física ou virtualmente, ajudar o maior número possível de pessoas e sempre ter em mente que elas gostam de ser bem atendidas e lembradas.

“Coisas como spam, auto-exaltação e critica aos concorrentes, nem pensar”, adverte o consultor.